Página Inicial Lista de Notícias Defesa Civil orienta sobre procedimentos em caso de inundação e alagamento

Defesa Civil orienta sobre procedimentos em caso de inundação e alagamento

Qui, 19 de Abril de 2018 05:51

Com a maior quantidade de chuvas verificadas num mês de abril desde o ano de 2011, mais de 20 municípios do Ceará já receberam intervenção direta da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em decorrência de inundações, alagamentos e desabamentos só em 2018.

"Felizmente neste mês de abril o estado do Ceará tem recebido um aporte hídrico significativo, porém essas chuvas também podem trazer alguns transtornos à população, como comunidades alagadas, casas inundadas, rompimento de pequenas barragens, estradas danificadas, famílias desalojadas e calendário escolar comprometido", explica o explica o coronel Cleyton Bastos Bezerra, coordenador estadual da Defesa Civil do Ceará.

A região mais atingida tem sido o Litoral Norte, com quase 250 mm de precipitações acumuladas em abril. Porém, há registro de problemas relacionados às chuvas também nas regiões do Jaguaribe, do Cariri, da Serra da Ibiapaba e até mesmo no Sertão Central.  A Defesa Civil pede principalmente aos gestores municipais e à população ribeirinha das bacia do Acaraú, do Jaguaribe e do Salgado que fiquem atentos ao nível das águas.

"Em caso de inundação ou alagamento, é fundamental seguir as recomendações de emergência estabelecidas pela própria comunidade sobre o que fazer e para onde ir. Em caso de emergência, desligue a energia elétrica, mantenha longe do alcance das águas documentos importantes e objetos de valor. Em momentos de chuva intensa, não deixa as crianças trancadas em casa sozinhas. Cuidado também com as enxurradas: elas podem arrastar você para locais perigosos. Se você estiver de carro e a água começar a subir rapidamente, abandone o veículo e procure um local seguro", sintetiza o coronel Cleyton.

Agenda - Maio 2018