Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Defesa Civil Nacional abre cursos para capacitar gestores no uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Defesa Civil Nacional abre cursos para capacitar gestores no uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)

Qui, 05 de Março de 2020 14:10

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), abriu neste domingo (1º) o primeiro módulo de uma série de 34 que compõem um curso de ensino a distância (EAD) para a utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). As inscrições e o acesso ao conteúdo podem ser feitos neste link, com início imediato das atividades.

O objetivo da capacitação é tornar os usuários aptos a operar – da maneira mais correta e precisa possível – o S2iD, plataforma de comunicação oficial entre a Defesa Civil Nacional e as defesas civis estaduais e municipais. É por meio do sistema que ocorre o preenchimento dos formulários de registro de desastres e de pedidos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos da União para ações de resposta e reconstrução.

Ao todo, serão ofertados 34 cursos sobre a utilização do S2iD até o final deste ano. Serão disponibilizadas 272 videoaulas, com duração de até 15 minutos. Também haverá material escrito, que poderá ser impresso pelos participantes.

Durante os cursos serão abordadas todas as funcionalidades do sistema para os usuários municipais, estaduais e federais. É uma grande oportunidade de os agentes em defesa civil dos três níveis federativos aprenderem a trabalhar com o sistema ou atualizarem seus conhecimentos. Além disso, a correta utilização da plataforma melhora a qualidade dos dados nela armazenados, tornando-as fontes valiosas para estudos e pesquisas sobre desastres, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas preventivas, mitigadoras e de resposta”, destaca o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

O primeiro módulo está disponível aos usuários até o dia 30 de março, na Escola Virtual de Governo (EVG). Nesta etapa, será abordado o ‘Acesso ao Sistema’.


Projeto

A capacitação foi desenvolvida por meio de uma cooperação da Sedec com o Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC). As atividades são organizadas em cursos específicos para cada módulo existente no S2iD e de acordo com os perfis dos usuários – federal, estadual e municipal. Serão concedidos certificados para cada estudo concluído.

* Reproduzido com informações da Sedec/MDR.

 

Serviços

Agenda - Abril 2020

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.4582 e Fax 3101.2118

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados