Página Inicial Noticias Lista de notícias Defesa Civil atua nos sertões dos Inhamuns e dos Crateús após chuvas intensas

Defesa Civil atua nos sertões dos Inhamuns e dos Crateús após chuvas intensas

Sex, 20 de Março de 2020 17:00

Equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) têm atuado desde o dia 16/03, em conjunto com os Municípios de Crateús e Novo Oriente, no sertão dos Crateús, e de Quiterianópolis e Tauá, no sertão dos Inhamuns, para amenizar os impactos causados pelas chuvas intensas ocorridas nessas regiões no último fim de semana.

Considerando os volumes máximos registrados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) nos dias 13 a 16/03/2020, as chuvas em Quiterianópolis foram de 337mm, quando o esperado para todo o mês é de 179,6mm, causando o rompimento de barragens e a elevação do nível do rio Poti, que chega ao município de Novo Oriente. Em Novo Oriente também foram registradas chuvas intensas no mesmo período, da ordem de 104,7mm, quando o esperado para todo o mês é de 211,7mm. Por fim, as elevadas águas do rio Poti chegaram ao município de Crateús, que também registrou chuvas intensas no mesmo período, da ordem de 168,7mm, quando o esperado para todo o mês é de 202,2mm.

Como consequência dessas chuvas intensas, segundo os Municípios, cerca de 400 pessoas ficaram desabrigadas e 2.760 desalojadas, além de 19.289 afetados com perdas de plantações e de criações de animais, isolamento devido às condições das estradas e falta de energia elétrica e de água potável. Foram destruídas ou danificadas cerca de 670 casas. Também foram atingidas 6 instalações públicas de saúde e 5 de ensino. Houve ainda a queda de uma ponte, a danificação ou destruição de passagens molhadas, de barragens e de poços profundos. Em Quiterianópolis, um homem precisou ser resgatado da correnteza das águas pelo CBMCE.

Em Tauá, as chuvas foram de 206mm, quando o esperado para todo o mês é de 147,1mm, de forma que o açude Trici elevou sua lâmina de sangria e casas ribeirinhas foram inundadas. Bombeiros estiveram no local para apoio às famílias atingidas.

As equipes do Estado, juntamente com os Municípios, trabalham no socorro e assistência às vítimas. Segundo o Tenente-Coronel Holdayne, Coordenador da CEDEC, o órgão está realizando as seguintes ações na região: avaliação de danos e prejuízos; avaliação das condições de segurança de barragens; cadastro das famílias com casas danificadas ou destruídas; cadastro de famílias com necessidade de cestas de alimentos; apoio ao acesso a estradas; entrega de medicamentos junto com médicos; e apoio à desobstrução de sangradores de açudes.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) realizou o transporte de uma pessoa para hemodiálise e a distribuição de cestas básicas e de suprimentos em localidades isoladas.

Já o CBMCE, que está com 17 bombeiros militares oriundos dos quartéis de Crateús, Tauá e do Batalhão de Busca e Salvamento, sediado em Fortaleza, está utilizando 5 viaturas e 2 embarcações para auxílio na travessia de pessoas, materiais e alimentos de uma margem a outra do rio Poti e para a distribuição de cestas de alimentos e água para as pessoas afetadas.

Do Governo do Estado, além da CEDEC, do CBMCE e da CIOPAER, equipes da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e da Companhia de Gestão do Recursos Hídricos (COGERH) foram enviadas para a região.

Um decreto estadual de situação de emergência por chuvas intensas na região deve ser publicado em breve. A CEDEC tem trabalhado junto ao Municípios na avaliação dos danos e prejuízos e enviará ajuda humanitária complementar. O decreto estadual deverá ser enviado para o reconhecimento federal, para que possa ser solicitado apoio financeiro da União para a execução de obras de reconstrução na área afetada.

Agenda - Julho 2020