Página Inicial Lista de Notícias Oficial do CBMCE apresenta monografia com o tema “Gestão de Riscos de Desastres: análise da estrutura dos órgãos de proteção e defesa civil do Ceará”

Ter, 26 de Dezembro de 2017 16:00

Em conclusão da graduação em Administração, realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC), o capitão BM Aluizio Freitas, responsável pelo setor de minimização de desastres da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), apresentou monografia com o tema “Gestão de riscos de desastres: análise da estrutura dos órgãos de proteção e defesa civil do Ceará”.

A pesquisa teve como objetivo geral analisar a estrutura dos órgãos de proteção e defesa civil do Ceará para a gestão eficiente de riscos e desastres por meio da implementação das ações previstas na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).

O trabalho compreendeu entrevistas com componentes da CEDEC e aplicação de questionários aos integrantes dos órgãos municipais de proteção e defesa civil do Ceará, bem como explorou teorias e leis referentes à estrutura das organizações e à gestão de riscos e desastres, com foco no estado do Ceará.

O tema Gestão de Riscos e Desastres é ainda pouco estudado no Ceará. Os resultados da pesquisa podem auxiliar a reestruturação dos órgãos de proteção e defesa civil do Ceará, priorizando as ações preventivas, mitigatórias e de preparação para desastres”, ressaltou o capitão, autor da pesquisa.

A monografia completa está disponível na seção de estudos relacionados à proteção e defesa civil no Ceará, no site da CEDEC. Acesse AQUI.

Agenda - Janeiro 2018