Avisos e Alertas de Risco de Desastres

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará acompanha o monitoramento das condições geo-hidrometeorológicas com potencial de causar desastres no estado e, além de informar as Defesas Civis Municipais, emite alertas via mensagens de texto (SMS) para a população cadastrada.

Os alertas via SMS têm o objetivo de orientar a população, especialmente os habitantes de áreas de risco, quanto aos procedimentos a serem adotados diante de situações de risco de desastres. Por exemplo, em um dia de chuva intensa, a população de um município ou região poderá receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta de risco de chuva intensa para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas alagadas. Em situações de emergência, ligue 193”.

Cadastro para receber alertas via SMS

Para se cadastrar, envie uma mensagem de texto (SMS) para 40199 com o CEP de interesse. É permitido cadastrar mais de um CEP. Basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse.

O serviço é gratuito e poderá ser cancelado a qualquer momento. Basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

Avisos e alertas emitidos para o Ceará

Acesse neste link os avisos hidrometeorológicos e os alertas de risco de desastres emitidos para áreas do estado do Ceará.