Monitoramento e Alertas Preventivos

Em âmbito nacional, o monitoramento das condições geo-hidrometeorológicas que possam gerar riscos de desastres nos municípios mapeados pelo Serviço Geológico do Brasil/CPRM é realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), que, diariamente, faz a Previsão de Risco Geo-Hidrológico, divulgada na página que pode ser acessada clicando na imagem abaixo.

 

Para monitorar as ameaças de desastres em todos os municípios do estado do Ceará, a Defesa Civil acompanha os seguintes dados e informações geo-hidrometeorológicas, disponibilizadas pelos respectivos órgãos competentes.

 Previsão do tempo – FUNCEME  Radar meteorológico – FUNCEME  Plataformas de dados – FUNCEME
      
Avisos meteorológicos – INMET Avisos meteorológicos – INPE  Avisos de mau tempo – Marinha
     
Reservatórios d’água – COGERH  Monitor de secas – ANA e outros  Tremores de terra – UFRN

 

 

Monitoramento de Incêndios Florestais

 

Acompanhe o monitoramento de Ocorrência de fogo em vegetação por meio de plataforma desenvolvido pelo INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O Programa Queimadas do INPE realiza pesquisa, desenvolvimento tecnológico e a inovação de produtos, processos e geoserviços para o monitoramento e a modelagem da ocorrência e propagação e classificação do fogo ativo na vegetação, seu risco, extensão e severidade, utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Modelagem Numérica.

 

Alerta

 

O alerta é um instrumento indicativo de situação de risco de desastre previsível em curto prazo. Em âmbito nacional, o CEMADEN emite alertas de risco de desastres naturais, que são enviados ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) seguindo um protocolo previamente estabelecido.

O CENAD encaminha o alerta aos órgãos de proteção e defesa civil para que sejam adotadas as medidas previstas no seu planejamento de contingência, bem como reforçadas as equipes de plantão e intensificada a atenção às áreas de risco para o pronto atendimento da população. Para receber os alertas, os órgãos de proteção e defesa civil do Ceará devem manter atualizados seus dados de telefone e e-mail no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

 

Alerta via SMS

 

A CEDEC também emite alertas de desastres naturais via mensagens de texto (SMS). Para se cadastrar, basta enviar um SMS para 40199 com o CEP de interesse. É permitido cadastrar mais de um CEP. Basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse.

O serviço é gratuito e poderá ser cancelado a qualquer momento. Basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

Os alertas via SMS têm o objetivo de orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante de situações de risco de desastres. Por exemplo, em um dia de chuva intensa, a população de um município ou região poderá receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite contato com a água e não dirija em áreas inundadas. Em situações de risco, ligue 193”.

 

Saiba como agir

 

É importante que a população conheça e adote as medidas de preparação e de resposta a desastres, exercitando sua autoproteção.

Acesse AQUI as orientações da Defesa Civil para as principais situações de risco de desastres no Ceará.

Caso necessite de auxílio, acione o órgão de Defesa Civil do seu município. Acesse AQUI os contatos.