Cadastro no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID)

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID (s2id.mi.gov.br) integra diversos produtos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC, com o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas dessa gestão.

No S2ID é possível:

1. Registrar desastres ocorridos no município/estado (essa funcionalidade é importantíssima para se ter um histórico dos desastres, o qual poderá ser levado em consideração para decisões referentes à alocação de recursos públicos);

2. Criar e editar Planos de Contingência;

3. Solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, bem como consultar e acompanhar esses processos;

4. Solicitar a transferência de recursos federais para ações de resposta, bem como consultar e acompanhar esses processos;

5. Solicitar a transferência de recursos federais para ações de recuperação (reconstrução), bem como consultar e acompanhar esses processos;

6. Buscar informações sobre ocorrências e gestão de riscos e desastres com base em fontes de dados oficial.

Para ter acesso pela primeira vez ao Sistema de Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), o solicitante (prefeito(a), coordenador(a) ou agente de proteção e defesa civil) deverá acessar o link “Não Possuo Cadastro”, na própria tela de acesso ao sistema (clique na imagem abaixo para abrir, numa nova janela, a tela de acesso ao S2ID).

Na sequência, será necessário anexar o ofício de solicitação de login e senha, conforme modelo disponível AQUI

Estando com o Ofício de solicitação preenchido, assinado (assinar manualmente) e escaneado (em arquivo .pdf), o próximo passo será enviar esse arquivo por meio do próprio S2ID. Para tanto, o solicitante deverá clicar no botão “Escolher arquivo”.

Na sequência, o solicitante deverá:

1. Localizar o local do arquivo (Ofício de solicitação escaneado);

2. Selecionar o arquivo; e

3. Clicar no botão “Abrir” (ou Open, nas versões em inglês).

Para finalizar a atividade de envio do Ofício de solicitação de cadastro, o solicitante deverá clicar no botão “Anexar Arquivo”.

Logo após será aberta uma nova tela com a mensagem “Ofício anexado com sucesso”. Nesta tela, o solicitante deverá preencher todos os dados requeridos para finalizar o seu cadastro. Primeiramente, deverá indicar que seu cadastro é no âmbito municipal e, na sequência, preencher as demais informações, inclusive as referentes à capacidade gerencial do Município. Nesse momento, o solicitante cria sua senha de acesso ao sistema. Terminado o preenchimento, o solicitante deve clicar em “Solicitar Cadastro”, no final do formulário.

Após o envio, o solicitante deverá ligar para (61) 2034-4659 para confirmar o recebimento da solicitação e liberação do acesso ao sistema.