Baixa umidade do ar

Segundo o Manual de Desastres Naturais, umidade relativa do ar é a relação, expressa em porcentagem, entre a quantidade de vapor d’água existente no ar e a quantidade máxima que o ar pode conter, sob as mesmas condições de temperatura e pressão.

Uma queda de índices de umidade relativa do ar, quando em torno de:

– 40%, favorece a ocorrência de incêndios em vegetação;

– 30%, causa sensação de desconforto físico; e

– 15%, além de desconforto físico, causa aumento dos índices de morbilidade por desidratação e por afecções respiratórias.

As crianças e os integrantes da terceira idade são os mais atingidos pela baixa umidade do ar. Os principais sinais de alerta para procurar atendimento médico são o sangramento do nariz, a pele bastante seca e os olhos inflamados.

No Ceará, a baixa umidade do ar ocorre principalmente na região semiárida, no segundo semestre do ano. Quando a umidade cai, o ar se torna árido, atingindo às vezes um aspecto desértico, o sol brilha intensamente e quase não há chuvas.

 

Como agir

 

Quando a umidade fica entre 20 e 30%, considera-se a região afetada em estado de atenção. Nessas ocasiões:

– Não realize atividades físicas a céu aberto entre as 11 e as 15 horas;

– Use vaporizadores, toalhas umedecidas e/ou bacias com água nos quartos, para aumentar a umidade;

– Beba bastante água, para se manter hidratado;

– Use creme hidratante, para evitar lesões na pele;

– Use chapéu, roupas leves e calçados confortáveis;

– As pessoas alérgicas devem permanecer em locais arejados, manter distância de objetos que acumulam poeira e não inalar fumaça, inclusive a de cigarro.

 

No estágio de alerta a umidade se encontra entre 12 e 20%, quando se acrescenta à lista de recomendações anteriores a suspensão das atividades físicas a céu aberto das 10 às 16 horas, sendo recomendada a utilização de soro fisiológico nos olhos e no nariz.

 

Com a umidade abaixo de 12%, chega-se ao estado de emergência. Nesta etapa é necessário total atendimento às prescrições inerentes aos outros níveis, bem como evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados, como igrejas, cinemas e teatros, podendo ser suspensas as atividades nesses locais.

 

Veja também a cartilha de orientações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil / MDR.