Movimento de massa (deslizamento)

Os movimentos de massa (solo ou rocha) são divididos em: quedas, tombamentos ou rolamentos de materiais rochosos como blocos, lascas, matacões (material rochoso multiforme) ou lajes; deslizamentos de solo ou de rocha; corridas (eventos de maior duração em que há bastante água devido a chuvas intensas) de solo/lama ou rochas/detritos; e subsidências e colapsos (afundamento do solo).

As áreas de risco de movimento de massa são constituídas principalmente pela ocupação irregular das encostas e dos campos de dunas, com o lançamento de água servida diretamente na superfície do talude (terreno inclinado) e plantação de árvores “pesadas”.

 

Algumas evidências desse risco são: cicatrizes de deslizamentos recentes, trincas no terreno e nas casas, muros e postes inclinados, além de degraus de abatimento.

Nessa situação de risco no Ceará, já foram identificados 78 setores em que há cerca de 5.645 casas, principalmente em áreas de morro/dunas de Fortaleza e nas regiões serranas.

 

Prevenção e mitigação

 

Para prevenir danos causados por movimentos de massa, as encostas de morros não devem ser ocupadas de forma irregular. No caso de as ocupações já existirem, os cuidados a serem tomados para mitigar os danos são:

– Construir muros de contenção;

– Construir, e manter desobstruídas, canaletas ou tubulações para escoamento da água da chuva e das casas sem que a mesma infiltre no solo;

– Plantar grama e capim na encosta, pois as raízes ajudam a fixar o solo;

– Providenciar a colocação de lonas plásticas nas barreiras para dificultar a infiltração da água no solo;

– Não acumular lixo ou entulho na encosta, pois obstruem a passagem da água e desestabilizam o terreno; e

– Ao observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes ou o surgimento de minas d’água, acionar a Defesa Civil (acesse AQUI os contatos) para que seja feita uma avaliação do risco e tomadas as medidas de segurança.

 

Em caso de movimento de massa com vítima: acionar o Corpo de Bombeiros Militar (fone 193) e a Defesa Civil (acesse AQUI os contatos); e afastar-se do local afetado, pois poderão ocorrer novos movimentos de massa.