Tempestade (raios e ventos fortes)

Uma tempestade, também chamada de temporal ou toró, é um fenômeno atmosférico marcado por ventos fortes, descargas elétricas e chuva, usualmente com duração de dezenas de minutos.

As tempestades são produzidas por uma ou mais nuvens cumulunimbus (caracterizada por grande desenvolvimento vertical), também conhecidas como nuvens de tempestade.

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é campeão mundial em incidência de raios. São cerca de 78 milhões de descargas atmosféricas por ano.

No período de 2000 a 2019, morreram 2.194 pessoas atingidas por raio no Brasil, uma média de 110 mortes por ano. A maioria (62%) das vítimas tinha de 10 a 39 anos. Das vítimas, 26% estavam em área rural e 21% estavam em casa.

Em tempestades, podem ser geradas fortes correntes de deslocamentos de massa de ar nos sentidos horizontal e vertical.

Por vezes, esses ventos fortes são de grande violência e de elevado poder destruidor, podendo derrubar árvores e grandes placas de propaganda, bem como danificar plantações e as edificações mais vulneráveis, especialmente o telhado delas.

Por isso, além de cuidados quanto aos raios, também devem ser tomadas precauções quanto aos ventos fortes associados às tempestades.

 

Como agir em tempestades

 

Raios podem acontecer um pouco antes, durante ou logo após uma tempestade, que também pode vir acompanhada de ventos fortes, por isso tome os seguintes cuidados:

– Evite se abrigar em lugares que oferecem pouca ou nenhuma proteção contra raios ou ventos fortes, tais como celeiros, tendas e barracos;
– Evite usar veículos abertos, como tratores e carros sem capota, motocicletas e bicicletas;
– Evite estacionar veículos ou permanecer próximo a árvores, placas, outdoors, torres, postes e linhas de telefonia ou de energia elétrica;

– Os raios costumam cair nos pontos de menor distância entre a nuvem e a Terra, de forma que alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade; por isso:

– Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, praias, quadras de esportes e estacionamentos;

– Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

– Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos; e

– Não se abrigue debaixo de árvores isoladas.

– Caso esteja em uma área aberta e não tenha onde se abrigar, mantenha os pés juntos e agache-se até a tempestade passar. Não fique deitado.

 

Se estiver dentro de casa, mesmo em um prédio com para-raios, tome os seguintes cuidados:

– Não use o chuveiro elétrico;
– Não use o telefone com fio ou o celular ligado à rede elétrica;
– Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
– Não toque em equipamentos que estejam ligados à rede elétrica;

– Caso o vento esteja forte, feche portas e janelas e/ou coloque em lugar seguro os objetos que possam cair.
– Mantenha em boas condições a estrutura de sustentação do telhado e observe se as telhas estão bem colocadas e presas, quando for o caso.

 

Como agir em risco ou ocorrência de queda de árvore

As árvores, especialmente as mais frondosas e antigas, oferecem risco de queda devido aos ventos fortes das tempestades, por isso é importante tomar os seguintes cuidados:

– Sempre isole a área de risco de queda da árvore;
– Se a árvore em risco está em área pública, acione a Prefeitura para realizar a poda ou o corte. Em Fortaleza, o órgão responsável é a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFOR), que atende pelo aplicativo ou fone 156;

– Se a árvore em risco está próxima ou em contato com a fiação elétrica, acione a companhia de energia (Enel, que atende pelo fone 0800-2850196);
– Se a árvore em risco está em área privada, solicite avaliação da Prefeitura e orientações para a poda ou o corte. Em Fortaleza, vá até a Secretaria Regional do seu bairro;

– Se ocorreu a queda da árvore, resultando em vítimas presas, ou a queda da árvore é iminente, podendo causar danos humanos ou ao patrimônio, acione o Corpo de Bombeiros Militar (fone 193).