Tremor de terra

O tremor de terra, também chamado de terremoto, abalo sísmico ou sismo, é a liberação súbita de energia sísmica acumulada. Essa energia se acumula devido à tensão da resistência das rochas no interior da Terra em função da movimentação das placas tectônicas.

No território brasileiro ocorrem tremores de terra, não com a mesma intensidade nem com a mesma frequência do que acontece noutros países, como o Japão, por exemplo, mas com ocorrências que justificam a devida prevenção e preparação da população. Além disso, muitos brasileiros viajam para países em que há maior risco de ocorrência de grandes terromotos. Por isso, é importante entender bem e saber como agir diante desse fenômeno.

 

Ceará

O maior terremoto já ocorrido no Nordeste brasileiro, de magnitude de 5,2 graus na Escala Richter, aconteceu na região do atual município de Pacajus, no Ceará, em 20 de novembro de 1980, tendo causado rachaduras em centenas de casas.

Para fazer um acompanhamento mais intenso das atividades sísmicas no Ceará, o setor de sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil analisa dados registrados por estações sismográficas instaladas pelas Universidades de Brasília e do Rio Grande do Norte em pontos estratégicos do estado.

 

Como agir

Não se podem evitar os terremotos, mas como medida de segurança a fim de prevenir danos humanos e materiais, podem-se implementar algumas ações no âmbito da prevenção e preparação, tais como:
– Para evitar deslizamento de telhas, basta acrescentar uma ripa extra entre as ripas já existentes;
– Estude, com sua família, quais os locais de maior segurança dentro de casa;
– Não espalhe boatos de qualquer espécie, pois eles geralmente propagam-se rapidamente após os desastres e podem causar transtornos;
– Quando for construir, contrate sempre um profissional de engenharia e exija dele o cuidado necessário na segurança de seu imóvel.

 

Durante um terremoto é preciso observar alguns procedimentos voltados à própria segurança e das pessoas próximas, tais como:
– Se estiver fora de casa, procurar áreas livres, longe de edificações, monumentos e fios de energia;
– Se estiver numa edificação, procure abrigo debaixo de portais, mesas de madeira etc.;
– Não fique em sacadas e janelas;
– Fique longe de móveis e objetos que possam quebrar e/ou cair;
– Proteja a cabeça com livros, tábuas ou objetos semelhantes;
– Procure se manter tranquilo e observe as consequências do fenômeno;
– Informe imediatamente a Defesa Civil sobre a hora, local e características do sismo.

 

Para mais orientações, baixe AQUI a cartilha Tremor de Terra: saiba como agir.