Operação Carro-Pipa (OCP)

Diante das estiagens e secas, desastres mais prevalentes no Ceará, o abastecimento emergencial de água potável é a maior demanda de assistência à população afetada.

Nesse sentido, além de ações estruturantes (construção de poços, adutoras, cisternas e açudes), são executadas as denominadas Operações Carro-Pipa (OCP).

Além da OCP realizada pelos Municípios, no Ceará há o atendimento complementar realizado pela União (OCP federal) e pelo Estado (OCP estadual).

A OCP federal, gerida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e Exército Brasileiro, complementa o abastecimento das áreas rurais do semiárido.

A OCP estadual, gerida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, complementa o abastecimento das áreas urbanas (sedes municipais) ou das áreas rurais fora do semiárido.

Em todo caso, para solicitar o atendimento da OCP, o cidadão deve se dirigir à Defesa Civil do seu Município (acesse AQUI os contatos).

 

Para mais informações sobre a OCP estadual, gerida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, clique nos links abaixo:

 

Para informações sobre os procedimentos para o Município solicitar o apoio complementar da União ou do Estado para a Operação Carro-Pipa, clique AQUI.