Passo a passo para solicitar a Operação Carro Pipa Federal no s2id

Objetivo:

Este Passo a Passo foi elaborado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC-CE) para auxiliar os coordenadores e agentes de proteção e defesa civil, operadores do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), no processo de solicitação da Operação Carro-Pipa federal.

Procedimentos:

1. Acessar o S2ID no endereço s2id.mi.gov.br, ou clicando na imagem abaixo; inserir o Usuário e Senha e clicar em “Entrar”.

Observações:

Caso tenha esquecido a senha, favor ligar para (61) 2034-4600 e solicitar nova senha provisória.

Caso tenha problemas para acessar o sistema, o usuário deverá ligar para (61) 2034-4600 ou enviar e-mail para  suportes2id@ceped-ufsc.com.

Por motivo de segurança, para sair do S2ID o usuário deverá sempre clicar em “Sair do Sistema” (canto superior direito da tela); caso contrário, ao retornar ao sistema logo em seguida ou tentar abri-lo noutro navegador, não será possível efetuar o acesso antes de decorridos 30 minutos e aparecerá a mensagem “Sessão já iniciada por este usuário em dia/mês/ano hh:mm:ss!”.

2. Conferir os dados e clicar em “Avançar”.

3Clicar no botão “Solicitação de recursos”.

4Clicar no botão “Nova solicitação de recursos”.

5Pesquisar, pela data da ocorrência, o atual processo de situação de emergência por estiagem ou seca que esteja com o status de reconhecido e clicar no número do protocolo desse processo.

6. No Formulário de Solicitação de Recursos, no campo “Tipo de solicitação”, selecionar o item “Operação Carro-pipa Federal”.

7. Concluir o preenchimento do Formulário de Solicitação de Recursos inserindo, uma a uma, as localidades e as respectivas quantidade de pessoas a serem atendidas;

8. Anexar os seguintes documentos, todos devidamente assinados de próprio punho e em seguida digitalizados:

– Ofício de solicitação da Operação Carro-Pipa (OCP) federal (modelo disponível AQUI);

– Ata da reunião da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil contendo: informações sobre a solicitação de inclusão de localidades, o número de pessoas a serem atendidas, os mananciais ou pontos de captação de água e as rotas a serem percorridas (modelo disponível AQUI); e

– Relatório técnico contendo: descrição do cenário atingido pela estiagem ou seca, número estimado de pessoas afetadas diretamente pelo evento adverso e número estimado de pessoas que necessitam de assistência (modelo disponível AQUI).

9. Clicar em “Enviar para análise”.

Pronto! A solicitação foi realizada. Para acompanhar o andamento do processo, clicar no botão “Detalhes do processo“, no canto superior direito da página do “Formulário de Solicitação de Recursos” e/ou ligar para (61) 2034-4600.