I Encontro de Defesa Civil pela passagem do 30º aniversário do terremoto de Pacajus

23 de novembro de 2010 - 20:28 # # # #

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará realizou o I ENCONTRO DE DEFESA CIVIL PELA PASSAGEM DO 30º ANIVERSÁRIO DO TERREMOTO DE PACAJUS. O evento ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro e contou com a participação de integrantes das COMDECs da região metropolitana, da CEDEC/CE e de alunos do curso de Geologia da UFC.

 

No dia 18 de Novembro foi realizada uma caminhada de subida à Serra do Juá para visitação da Estação Sismográfica Remota ali instalada em virtude de uma parceria da CEDEC-CE com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. Na oportunidade, o profº. Francisco Brandão, gerente do Núcleo de Sismologia da CEDEC/CE, explicou o funcionamento do registro e envio de informações sismográficas pela estação.

 

No dia 19 de Novembro o evento teve continuidade no auditório da CEDEC, onde houve discussões acerca das ocorrências sísmicas no Estado do Ceará, dos riscos e possíveis danos e prejuízos decorrentes de atividades sísmicas e a socialização de experiências de trabalhos relacionados à sismologia na área preventiva.

 

Compareceram com palestras de grande valia o Prof. Mariano Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará e uma representante da Secretaria de Educação de Sobral, que explanou sobre o sucesso do Concurso de Redação e Maquete realizado nas escolas sobralenses nesse segundo semestre de 2010.

 

Saiba mais

O 30º aniversário do terremoto de Pacajus também foi lembrado pela mídia local, com reportagem que pode ser conferida no endereço: http://digital.opovo.com.br/reader2/Default.aspx?pID=13&eID=3262&lP=15&rP=0&lT=page