CEDEC divulga alertas via SMS

31 de dezembro de 2021 - 12:00

 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil utiliza a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para divulgar avisos meteorológicos e alertas de desastres elaborados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres CENAD, respectivamente, agencias parceiras ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Ressalta-se que conforme preconiza a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em seu artigo 5º, os alertas são elaborados e emitidos de forma antecipada, a partir da POSSIBILIDADE de ocorrência de desastres naturais.

Acesse aqui a lista dos avisos e alertas produzidos.

Os Alertas são informações que antecedem a possibilidade de ocorrência de sinistros. São importantes instrumentos nas ações de preparação e enfrentamento de ocorrências provocadas por eventos adversos.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS para 40199 com o CEP de interesse. É permitido cadastrar mais de um CEP. Basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse.

O serviço é gratuito e poderá ser cancelado a qualquer momento. Basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

Atualmente, no estado do Ceará, existem 117.721 números cadastrados, conforme controle realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações, o que representa um alcance de 1,29% da população cearense.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é a instituição do Governo Federal responsável pelo mapeamento de setorização de risco, de suscetibilidade e de perigo em áreas do território brasileiro que apresentem riscos de movimentos de massa e inundações.

Acesse aqui a setorização de riscos geológicos no Estado do Ceará.