Ravina ou Voçoroca?

22 de janeiro de 2022 - 13:00

A Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), traz dois tipos de desastres que são facilmente confundidos durante a avaliação de danos.

Ravina ou voçoroca (boçoroca)?

Ambos são desastres naturais do tipo geológico, causados por processo erosivo continental associado ao escoamento de águas pluviais. Em geral, podem ocorrer em locais de relevo acidentado, com pouca cobertura vegetal, ou em locais submetidos a ação antrópica que modifica a taxa de permeabilidade do solo.

Conforme a definição da COBRADE, anexo à Portaria/MDR 260/2022, ravina é a erosão continental onde verifica-se a evolução, em tamanho e profundidade, da desagregação e remoção das partículas do solo de sulcos provocada por escoamento hídrico superficial concentrado. Neste caso o processo erosivo pode ser mais facilmente receber medidas de mitigação, como o reflorestamento, por exemplo. Para a identificação de uma ravina deve-se observar se o processo erosivo ocorreu gradualmente.

Já as voçorocas são definidas como a evolução do processo de ravinamento, em tamanho e profundidade, em que a desagregação e remoção das partículas do solo são provocadas por escoamento hídrico superficial e subsuperficial (escoamento freático) concentrado. Geralmente, ocorre em locais e condições semelhantes às que provocam ravinas, entretanto de forma mais abrupta, e dificilmente o processo é revertido, e a alteração superficial passa a ser permanente.

No estado do Ceará ocorrem ravinas e voçorocas. A partir desses eventos há risco de deslizamentos na cabeceira, quedas de blocos e corridas de detritos.

As imagens a seguir mostram a ocorrencia dos dois fenômenos descritos.

Ravina em Paraipaba, 2022.

Voçoroca em canoa Quebrada, 2011.