28 de julho de 2023 - 10:51

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com a Defesa Civil Estadual, promoveu mais uma Oficina de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres). O evento ocorreu na última quarta-feira (26), em Quixadá, do Sertão Central. A intenção foi promover a troca de experiências, informações e conhecimentos sobre saúde e emergências em saúde pública associadas aos desastres, de forma preventiva, destacando a importancia da integração intersetorial dos serviços governamentais para a realização das açoes de Proteção e Defesa Civil.

Participaram do evento, técnicos de vigilância ambiental dos municípios e outros profissionais ligados à area. Essa é a segunda oficina realizada no Ceará sobre o tema. A primeira ocorreu na região do Cariri, na cidade do Crato, no mês de março. Este ano, ainda serão realizadas oficinas nas superintendências Norte/Sobral, Fortaleza e Litoral Leste.

O cronograma do evento foi composto:

Palestra: “Atuação do vigidesastres nas três esferas do SUS”, ministrada por Luiz Belino, Assessoria de Vigilância das Emergência sem Saúde Pública / Departamento de Emergências em Saúde Pública;

Palestra: “Política Estadual de Defesa Civil e a atuação da Defesa Civil do Estado do Ceará”, ministrada pelo capitão Davi Teixeira, do Núcleo de Preparação e resposta aos desastres da CEDEC/CBMCE;

Orientações para elaboração do plano de ações de gestão de riscos de desastres, repassadas por Úrsula de Sousa Caminha, Orientadora da Célula de Vigilância Ambiental, e Viviane de Amorim Duarte, Interlocutora da Rede Vigiar-SUS.

Segundo a orientadora da Célula de Vigilância Ambiental (Cevam) da Sesa, Úrsula Caminha, as oficinas serão realizadas nas cinco Superintendências Regionais de Saúde. “Estão sendo qualificados os técnicos das vigilâncias em saúde e ambiental para ações de prevenção, preparação e resposta aos desastres, para que, assim, se otimize os recursos necessários à assistência e ao monitoramento da população exposta”.

Durante o encontro, é proposto a elaboração de planos de ação de gestão de riscos de desastres em cada município participante.

Defesa Civil somos Todos Nós!

Integrados somos Fortes!