Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil: Ceará em Ação Pela Segurança do Brasil

4 de outubro de 2023 - 08:10

O Brasil, em uma iniciativa inédita, está avançando na elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PN-PDC). Este projeto, sob supervisão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) e coordenação da PUC Rio, conta com a expertise de renomadas instituições de pesquisa, como UERJ, Fiocruz, UFRB e Universidade Metodista de São Paulo.

O plano é estruturado em 11 produtos essenciais, cada um com prazos específicos de entrega, iniciados a partir do dia 6 de março de 2023, data oficial da assinatura do projeto. Estes produtos abrangem desde a proposta de trabalho operacional até propostas de instrumentos para a difusão do plano junto à sociedade civil.

No mês passado, Recife foi palco de um workshop significativo, ocorrido nos dias 21 e 22 de setembro, com o objetivo de integrar representações dos estados e municípios da região Nordeste nas discussões que fundamentarão a elaboração da proposta do PN-PDC. Este plano é percebido como um instrumento norteador de planejamento para a implementação do PNPDEC e deverá abranger princípios, diretrizes, estratégias e metas de PDC ao alcance da população brasileira.

O Ceará, demonstrando sua proatividade, não apenas marcou presença no evento, mas também esteve ativamente envolvido na articulação prévia, garantindo que nossos representantes estivessem alinhados e preparados para o workshop. Representado pela gestão da Defesa Civil do Ceará, com o coordenador TC Haroldo e o Adjunto Cap Andre, o estado também contou com a presença de representantes de diversas secretarias e municípios, incluindo COGERH, FUNCEME, SUPESP, SEMACE e representantes municipais de Crato, Uruburetama, Limoeiro do Norte, Canindé e Icapuí.

A participação ativa de tantos profissionais e instituições reforça a importância e a seriedade com que o Brasil, e em especial o Ceará, está tratando a questão da proteção e defesa civil. Afinal, a elaboração de um plano tão abrangente e detalhado demonstra o compromisso do país em garantir a segurança e o bem-estar de sua população diante de possíveis desastres e riscos.

Em tempos de mudanças climáticas e desafios crescentes, a união de esforços e a colaboração entre diferentes entidades e profissionais são essenciais para construir um Brasil mais seguro e resiliente. A Defesa Civil do Ceará permanece comprometida em colaborar e desenvolver a Defesa Civil, reforçando o lema que nos guia nessa missão: “Defesa Civil somos todos nós“.