CEDEC realizará 1º Seminário de Prevenção e Preparação para o Período de Estiagem em 2023

2 de agosto de 2023 - 20:36

A Defesa Civil do Ceará tem o prazer de anunciar a realização do “1º Seminário de Prevenção e Preparação para o Período de Estiagem no Estado do Ceará em 2023, com Foco nas Queimadas e Incêndios Florestais”. O evento ocorrerá no dia 29 de Agosto de 2023, das 08h00 às 17h30, no Comando Geral do CBMCE, Auditório do CISP (Av. Borges de Melo, 690 – Fortaleza).

Com o objetivo de difundir a cultura da prevenção e preparação para o período de estiagem e seca no estado do Ceará, o seminário apresentará uma série de palestras e debates para tratar sobre estratégias, desafios e conquistas na prevenção e mitigação dos efeitos desses desastres. O enfoque principal será na prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais.

O público-alvo são todos os gestores e atores envolvidos na prevenção e combate a incêndios florestais e queimadas nos municípios cearenses afetados por esses eventos no período pós quadra chuvosa, correspondente ao segundo semestre do ano.

Durante o evento, especialistas de diversas áreas compartilharão conhecimentos e experiências em temas como: o impacto do El Niño nos incêndios florestais, aspectos geográficos e climatológicos do Estado do Ceará, boas práticas na agricultura para a redução de queimadas, manejo integrado do fogo e técnicas de combate a incêndios florestais e a atuação da CIOPAER no apoio às equipes de combate.

Um dos pontos altos do seminário será a Mesa Redonda “Experiências e Boas Práticas de Defesa Civil na Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Ceará”, na qual serão apresentados cases e trocas de experiências de sucesso na prevenção e combate a incêndios florestais no estado.

Para encerrar o evento, será realizada uma elaboração coletiva de um plano de ação para prevenção de incêndios florestais nos municípios cearenses. Serão definidas metas e prazos para a implementação das medidas preventivas discutidas ao longo do seminário.

Convidamos todos os interessados a participarem deste importante evento que busca fomentar a cultura da prevenção e preparação para situações de risco no nosso estado. Mais informações serão divulgadas nas próximas semanas.

O Seminário de Prevenção e Preparação para o Período de Estiagem no Estado do Ceará em 2023, com Foco nas Queimadas e Incêndios Florestais é uma iniciativa da Defesa Civil do Ceará, em parceria com diversas organizações e instituições de ensino e pesquisa.

Junte-se a nós na busca por um Ceará mais seguro e resiliente!

 

Inscrições em: https://forms.gle/YKTaMSbgPjqFtHuE8.

(o número de vagas presenciais será para os 40 primeiros Bombeiros Militares, 50 primeiros COMPDEC, 10 convidados)

 

Defesa Civil somos todos nós!