Primeiro Encontro CONGEPDEC 2024 com Coordenadores de Defesa Civil no ES

27 de março de 2024 - 19:48

Defesas Civis Estaduais se reúnem para discutir ações e políticas públicas que promovam a evolução do Sistema de Proteção e Defesa Civil

O Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC) organizou seu primeiro encontro do ano de 2024, marcando um importante momento de integração e planejamento estratégico para a proteção civil no Brasil. Entre os dias 26 e 27 de março, os 27 Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil se reuniram no Espírito Santo, com a participação do TCQOBM Haroldo Jorge Aragão Gondim, Coordenador Estadual da Defesa Civil do Estado do Ceará.

Este encontro destacou-se pela sua rica agenda de temas, centrada no fortalecimento e na capacitação das defesas civis estaduais diante dos crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas. Entre os assuntos debatidos estiveram o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil; Investimentos em obras e projetos de prevenção através de Fundos; a colaboração com o Banco Mundial para o financiamento de ações de gestão de risco e desastres; e a utilização de ferramentas tecnológicas avançadas, como o Centro de Inteligência de Defesa Civil (CIDEC) e o sistema AlertaES do Espírito Santo, para a integração e monitoramento eficaz de alertas.

A incorporação do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (GEOBASES) foi destacado como um exemplo inovador de aplicação tecnológica na gestão de riscos, junto com a implementação do Protocolo Nacional de Atuação das Defesas Civis, reforçando o compromisso com a melhoria contínua dos processos de resposta a emergências.

Este encontro serviu também como uma plataforma para enfatizar a importância da cooperação inter-estadual e do compartilhamento de conhecimentos e práticas entre as diversas unidades da federação. A troca de experiências e estratégias entre os estados é vista como vital para a construção de um sistema de proteção e defesa civil mais resiliente e adaptável às variáveis condições climáticas e aos desastres naturais.

A integração entre as defesas civis estaduais e a abordagem colaborativa para o enfrentamento de desafios são pontos-chave para a eficácia do sistema nacional de proteção e defesa civil. Neste sentido, o CONGEPDEC demonstra seu compromisso em liderar esforços conjuntos, fortalecendo a capacidade de resposta do Brasil diante de situações adversas, garantindo assim a segurança e o bem-estar da população.

Este primeiro encontro de 2024 no Espírito Santo é um marco no caminho para uma cooperação mais estreita entre as entidades de proteção e defesa civil em todo o país, estabelecendo um precedente positivo para os encontros futuros e as ações conjuntas no âmbito da defesa civil brasileira.

Defesa Civil somos todos nós!