Defesa Civil do Estado e Grupo de Contingência voltam a se reunir de forma presencial

27 de janeiro de 2023 - 17:25

Secretaria dos Recursos Hídricos e vinculadas, Cagece e Defesa Civil integram o colegiado. A coordenação é da Casa Civil.

O grupo de Contingência – colegiado interinstitucional que monitora e a situação hídrica dos municípios cearenses e adota medidas para mitigar os efeitos da estiagem – voltou a se reunir nesta sexta-feira (27). Desta vez, sob a coordenação do assessor especial para Assuntos Federativos da Casa Civil, Artur Bruno. Em pauta, a situação de abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), atualmente em relativa tranquilidade (seja pelo nível de reservação, em torno de 68%, seja pela perspectiva de boas chuvas para este ano). Também foram repassadas as situações dos municípios atualmente em maior nível de criticidade no estado. “Essa primeira reunião serviu para amarrar as demandas emergenciais dos municípios, principalmente em Boa Viagem, Mombaça e Quixeramobim. O governador Elmano de Freitas tem como uma das prioridades de sua gestão o setor de recursos hídricos e vamos discutir com todos os municípios para saber o que podemos agregar”, frisou Artur Bruno.

Para o secretário em exercício da SRH, Ramon Rodrigues, a volta das reuniões presenciais dá um ânimo extra aos técnicos que integram o Grupo de Contingência. “Na prática, não paramos de nos reunir. Nem diante da melhora do panorama geral das nossas reservas hídricas, nem em virtude da pandemia. Esses encontros passaram a acontecer de forma virtual, de maneira a adiantar medidas e antecipar soluções para o abastecimento dos nossos municípios”, relata.

“As nossas reservas hídricas variam de bacia para bacia. Dessa forma, temos situações distintas, com regiões em situação bastante confortável, e outras em situação de alerta. É sobre essas regiões que nos debruçamos”, explica o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias. Segundo ele, a incerteza que caracteriza o sistema de chuvas no Ceará impõe um estado de vigilância permanente. “Vivemos no semiárido, sob regime de profundas incertezas. Dessa forma, mesmo em anos de chuvas mais intensas, devemos sempre manter a diligência no uso e no trato dos recursos hídricos. Nunca se sabe ao certo o que virá no ano (ou nos anos) seguinte”, ensina.

De acordo com o tenente-coronel Holdayne Pereira, “O grupo de contingência fez a 1° reunião Presencial em 2023. A CEDEC entrou na pauta com Operação Carro Pipa (OCP) em alguns municípios com risco de crise hídrica que são: Boa Viagem, Monsenhor, Itatira, Choró e Pedra Branca. O Plano de Trabalho está na fase final de adequações na sequência segue para Secretaria Nacional de Defesa Civil para liberação do recurso para OCP”, informou o coordenador da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC).

Defesa Civil do Estado e Grupo de Contingência voltam a se reunir de forma presencial

Colegiado

O Grupo de Contingência é composto por todos os órgãos do Sistema Hídrico do Ceará (Secretaria dos Recursos Hídricos, Cogerh, Sohidra e Funceme; Cagece e Defesa Civil Estadual). Na reunião desta sexta-feira, estiveram presentes os gerentes regionais da Cogerh das bacias do Banabuiú (Quixeramobim), Sertões de Crateús (Crateús) e Metropolitanas (Fortaleza).

 

 

Defesa Civil somos todos nós!