Defesa Civil realiza simulado de inundação e desabamento na Comunidade Boa Vista, em Fortaleza

9 de maio de 2012 - 14:46 # # #

 

Moradores da comunidade Boa Vista, próximo à avenida Alberto Craveiro, no bairro Castelão, em Fortaleza, participaram neste sábado (05), de um simulado de inundação causada pelo rio Cocó. 

A iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) em parceria com as coordenadorias de defesa civil do estado do Ceará (CEDEC) e do município de Fortaleza (COMDEC) contou com o apoio de órgãos parceiros, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Polícia Militar. 

O simulado teve como objetivo instruir cerca de 80 moradores da comunidade sobre como agir em caso de inundações e de desabamentos. Além dos técnicos da Defesa Civil, houve atuação dos bombeiros do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) e do Grupamento de Socorro e Urgência (GSU), que fizeram o resgate e socorro de uma “vítima” de desabamento. 

Após saírem da área “inundada”, as cerca de 35 famílias participantes da ação reuniram-se no Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) local e em seguida foram “abrigadas” no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro, onde receberam orientações sobre os riscos de inundações e primeiros socorros. 

Os simulados são importantes ferramentas de preparação para desastres, proporcionando agilidade na resposta numa situação real e reduzindo o potencial de ocorrência de danos e prejuízos.