Reunião do Comitê Integrado de Segurança Hídrica: Planejamento e Ação

8 de fevereiro de 2024 - 22:51

Nesta quinta-feira (08), membros do Comitê Integrado de Segurança Hídrica se reuniram no Palácio da Abolição para uma sessão de trabalho focada no monitoramento das previsões climáticas e no planejamento de ações preventivas. Este encontro, parte das atividades rotineiras do comitê, destaca o compromisso contínuo com a gestão eficaz dos recursos hídricos no Estado do Ceará.

Criado em janeiro de 2024, o comitê é uma iniciativa do Governo do Estado para coordenar a resposta aos desafios hídricos, especialmente aqueles relacionados ao fenômeno El Niño e suas consequências para o abastecimento de água. A Defesa Civil do Estado, juntamente com representantes da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), COGERH, SOHIDRA, FUNCEME, Secretaria das Cidades, CAGECE, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e APRECE, trabalha em conjunto para garantir a segurança hídrica em áreas urbanas e rurais.

O TC Haroldo Gondim, Coordenador da Defesa Civil, enfatizou a importância da reunião: “Este encontro é fundamental para alinhar nossas estratégias e garantir uma resposta coordenada e eficiente aos desafios hídricos que enfrentamos. A colaboração entre os órgãos é essencial para proteger nossas comunidades.”

O foco do comitê é antecipar necessidades e coordenar esforços para assegurar que as comunidades cearenses estejam preparadas e protegidas contra possíveis escassezes hídricas. Através do monitoramento climático e da implementação de ações estratégicas, o comitê visa minimizar os impactos da variabilidade climática sobre a população.

Este encontro reforça a importância da colaboração entre diferentes órgãos e entidades para o desenvolvimento de soluções integradas que promovam a resiliência e a sustentabilidade hídrica no Ceará.

Acompanhe o trabalho da Defesa Civil do Estado também no Instagram clicanco aqui.