Orientações da Defesa Civil do Ceará para o Período de Chuvas

19 de fevereiro de 2024 - 11:33

As chuvas são fundamentais para o Ceará, trazendo benefícios para o abastecimento de água, a agricultura e o meio ambiente. Para que todos possam aproveitar este período de forma segura e positiva, a Defesa Civil do Ceará, ligada ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, compartilha algumas orientações importantes:

Mantenha-se Informado
– Alertas meteorológicos: fique atento às previsões do tempo e aos alertas oficiais, que são ferramentas valiosas para planejar suas atividades diárias durante o período chuvoso.
Segurança Pessoal e Comunitária
– Evite áreas alagadas: para sua segurança, recomendamos evitar passar por áreas inundadas. A água pode esconder riscos não visíveis.
– Cuidados em casa: verifique se seus aparelhos elétricos estão desconectados e se documentos e itens de valor estão protegidos em locais altos, especialmente em dias de alerta para chuvas fortes.
Em Caso de Tempestades
– Procure locais seguros: Durante tempestades, o ideal é estar em um ambiente fechado, longe de árvores e postes que possam representar riscos.
Apoio ao Próximo
– Solidariedade: esteja pronto para auxiliar vizinhos, especialmente aqueles que podem precisar de mais ajuda, como idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Prevenção e Cuidados
– Contato com águas: evite o contato direto com águas de enchentes, que podem conter contaminantes. A saúde de todos é uma prioridade.

– Gestão de resíduos: mantenha o lixo em locais apropriados e evite descartes em vias públicas. O acúmulo de lixo pode obstruir bueiros e sistemas de drenagem, exacerbando os riscos de enchentes e contaminação.

Comunicação
– Canais de emergência: em situações que requerem assistência imediata, o número 193 está à disposição para contato com o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil pelo 193.

A Defesa Civil do Ceará agradece a colaboração de todos e reforça a importância de adotar essas práticas preventivas. Juntos, podemos fazer do período de chuvas uma época de renovação e segurança para o nosso estado.

Defesa Civil somos todos nós!