Defesa Civil do Ceará fará a logística da Unidade de Distribuição do Ceará Sem Fome

4 de setembro de 2024 - 21:51

Nesta quarta-feira (4), o Governo do Ceará inaugurou a Unidade Central do Programa Ceará Sem Fome, na sede da 4ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), no bairro José Walter, em Fortaleza, onde também funciona o Núcleo de Logística e Ajuda Humanitária da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC). O evento contou com a presença da Primeira Dama do Estado e Presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa, Lia de Freitas, do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, do Secretário da Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcanti, da Secretária da Cultura, Luisa Cela, entre outras autoridades parceiras. A CEDEC atua diretamente nas ações logísticas de recebimento e triagem dos alimentos arrecadados, além da montagem e distribuição de cestas para as entidades credenciadas no programa, garantindo o suporte necessário para o funcionamento dessa importante ação de segurança alimentar no estado.

O Tenente Coronel Haroldo Gondim, Coordenador Estadual da Defesa Civil, comentou sobre a importância dessa parceria, especialmente em períodos de vulnerabilidade social: “O ciclo de atuação da Defesa Civil está diretamente ligado às dificuldades enfrentadas pela população, principalmente durante os períodos de estiagem, quando a fome se torna uma consequência ainda mais grave. Apoiar a logística do Ceará Sem Fome nos permite atuar de maneira integrada, garantindo que os recursos cheguem de forma rápida e eficiente às famílias mais afetadas.”

O Programa Ceará Sem Fome, liderado pela Primeira Dama do Estado, Lia de Freitas, é um programa permanente de combate à fome que reúne esforços de instituições públicas, privadas e da sociedade civil. Criado por lei, o programa visa desenvolver e implementar políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do estado.

O Ceará Sem Fome já atende mais de 53 mil famílias com o cartão de R$ 300, além de distribuir 125 mil refeições diárias através de 1.300 cozinhas comunitárias e arrecadar mais de 170 toneladas de alimentos em grandes eventos. Com a logística coordenada pela Defesa Civil, o programa reforça seu compromisso de atender as comunidades beneficiadas de maneira eficiente e organizada.

Para mais informações, acesse: https://www.cearasemfome.ce.gov.br.

Defesa Civil somos todos nós!