Ajuda humanitária no período de estiagem

14 de outubro de 2024 - 11:54

Ao longo do ano, a Defesa Civil se mobiliza para responder a dois principais desafios: as chuvas no primeiro semestre e a estiagem no segundo. Nesses períodos, além de outros desastres que possam ocorrer, a Defesa Civil, em parceria com outras forças de segurança, entra em ação para oferecer o suporte necessário às áreas afetadas. Nosso papel inclui garantir que todas as etapas, desde a resposta inicial até a reconstrução, sejam realizadas de maneira adequada.

No dia 13 de outubro, Dia Internacional de Prevenção aos Desastres, reforçamos a importância da continuidade dessas ações. Neste momento, seguimos atendendo às demandas causadas pela seca, enquanto já nos preparamos para o próximo ciclo de chuvas, sempre em colaboração com os municípios e demais parceiros.

Em muitas ocasiões, o foco do apoio está em suprir as necessidades básicas das famílias afetadas, como a distribuição de alimentos, diante da perda de suas casas ou fontes de renda. Mesmo com desafios operacionais, os esforços permanecem voltados para mitigar o sofrimento e garantir a dignidade das pessoas atingidas.

A data do Dia Internacional de Prevenção aos Desastres nos lembra da necessidade contínua de atuar com foco na prevenção e preparação, ao mesmo tempo em que atendemos às emergências em curso. Essa atuação é realizada em colaboração com municípios e parceiros, seguindo as diretrizes de prevenção, preparação, resposta e reconstrução.

Contamos com a colaboração da sociedade para fortalecer essas ações. A reflexão sobre dias como o Dia Internacional de Prevenção aos Desastres nos lembra da importância de trabalhar juntos para proteger as comunidades no futuro.

Seja um agente de mudança. Apoie a prevenção e ajude a proteger o futuro.

Defesa Civil somos todos nós!