No ano em que o CBMCE completa 100 anos, em 2025, a Defesa Civil avança junto!
5 de agosto de 2025 - 14:09
No ano em que o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) celebra seu centenário, a Defesa Civil estadual dá mais um passo histórico com a realização da 1ª reunião do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (COEPDEC), realizada em junho de 2025, um marco para o fortalecimento da prevenção e da resposta a desastres no nosso Estado.
O encontro aconteceu no Quartel Central do CBMCE, localizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, e reuniu 23 instituições dos âmbitos estadual, federal, acadêmico e da sociedade civil.
Instituído pelo Decreto Estadual nº 34.595/2022, o COEPDEC integra a estrutura do CBMCE e tem como principal objetivo propor diretrizes para o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, além de formular programas, projetos e ações voltadas à prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação diante de desastres naturais ou provocados.
“O Conselho será um espaço permanente de diálogo e construção coletiva. É um avanço importante, que vai permitir aprofundar estudos técnicos, criar câmaras temáticas e fortalecer parcerias interinstitucionais. Nossa meta é tornar a Defesa Civil cada vez mais integrada e colaborativa”, destacou o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel QOBM Holdayne Pereira.
Composto por representantes das Forças Armadas, secretarias estaduais, universidades e Defesas Civis municipais, o colegiado integra o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (SIEPDEC) e terá reuniões ordinárias semestrais.
Estiveram presentes representantes das Secretarias dos Recursos Hídricos, das Cidades, da Educação, do Meio Ambiente e da Proteção Social, além da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Base Aérea de Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal do Ceará (UFC) e das Defesas Civis de Fortaleza, Caucaia e Uruburetama.