Comando Militar do Nordeste articula manobra com foco na Defesa Civil

24 de fevereiro de 2026 - 15:11

O Comando Militar do Nordeste iniciou articulação, em alinhamento ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, para a realização de uma manobra interinstitucional prevista para ocorrer entre 6 e 10 de julho.

A primeira reunião de alinhamento foi realizada na 10ª Região Militar, responsável pela área que abrange os estados do Ceará e Piauí, reunindo oficiais do Exército Brasileiro, incluindo militares do 40º Batalhão de Infantaria, além de outras organizações militares do Piauí. Também participaram representantes da Polícia Militar, da Capitania dos Portos e oficiais que atuarão diretamente na parte operacional do exercício.

Representando o Piauí, esteve presente o Prof. Werton Costa, Diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil do Piauí (SEDEC-PI), reforçando a integração entre os dois estados no planejamento da atividade.

A manobra prevista para julho envolverá Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Defesas Civis, tendo como eixo principal a interação institucional e o fortalecimento do suporte às ações de proteção e defesa civil.

O Coordenador Estadual da Defesa Civil do Ceará, Coronel Holdayne Pereira, destacou a importância do planejamento conjunto:

“O objetivo é fortalecer a integração entre as instituições e aprimorar a forma como atuamos na proteção e defesa civil.”

Já Prof. Werton Costa, Diretor de Prevenção e Mitigação da SEDEC-PI, ressaltou a relevância do alinhamento interestadual:

“Esse planejamento conjunto amplia nossa capacidade de atuação integrada e fortalece a prevenção e a resposta coordenada entre os estados.”

Esta foi a primeira reunião de organização, com previsão de novos encontros preparatórios. A comissão responsável no âmbito da 10ª Região Militar está sob coordenação do Major Dorta.

🦺 Defesa Civil: somos todos nós!