Núcleo de Hidrologia articula resgate de corpos de animais marinhos na praia de Barroquinha

1 de setembro de 2009 - 03:00 # # # # #

Atendendo uma solicitação do prefeito de Barroquinha, sr. Ademar Pinto Veras, o gerente do Núcleo de Hidrologia, Wilson Maranhão e o técnico ST Manoel Barbosa, viajaram, no período de 25 a 28 de agosto, à Praia de Bitupitá, a 36 km da sede do município, afim de realizar o resgate dos corpos de dois animais que haviam encalhado na praia. Devido ao avançado estado de putrefação, os animais causavam mau-estar geral à população local. 

A equipe da Defesa Civil contou com o apoio da AQUASIS; da Secretaria de Infraestrutura do Estado, que cedeu um pranchão, uma máquina escavadeira e uma caçamba truck da Construtora RF e o apoio da Prefeitura de Barroquinha, que cedeu uma máquina escavadeira e uma caçamba tôco, além de 400 kg de cal, além da cooperação da comunidade local, representada pelo líder comunitário, sr. Davi Alves da Silva, e pela Colônia de Pescadores Z-23. 

Os trabalhos de remoção e enterro dos animais (duas baleias, sendo uma Cachalote de 1,1 tonelada e uma Jubarte de 25 toneladas) foram realizados na madrugada do dia 27 para o dia 28 de agosto, sendo abservado o sentido dos ventos, de forma a não incomodar a população local. 

A Defesa Civil, através do Núcleo de Hidrologia, agradece a todos que colaboraram com mais essa ação de sucesso em defesa da segurança global e do bem-estar social da população cearense.