Núcleo de Sismologia realiza estudo macrossísmico na região da barragem do Castanhão

19 de outubro de 2009 - 03:00 # # # # #

Após o enchimento total da Barragem Castanhão, de propriedade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, a mesma começou a gerar pequenos tremores de terra causados eminentemente pela carga imposta ao solo e ao subsolo de toda a água depositada ali ao longo de seus 05 anos de existência. Os tremores induzidos, como são chamados, estão causando transtornos à população do entorno da referida barragem. Por último, a localidade de Vila Mineiro está sendo atingida por esses fenômenos, onde a população estimada de 135 famílias remanescentes e reassentadas pelo projeto passam por momentos difíceis, acometidas por constantes tremores. 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, representada pelo chefe do laboratório de sismologia, Francisco Brandão e pelos técnicos Osanam de Araújo e Isaac Rodrigues, esteve presente no município de Jaguaribara nos dias 10, 11, 14 e 15 de outubro com o objetivo de mensurar a magnitude do evento mais intenso, ocorrido do dia 09 de outubro às 21h38min, de Magnitude 2,1 na Escala Richter, e prestar esclarecimentos à população acerca das atividades sismológicas observadas na região. 

Na tarde do dia 15 de outubro, a equipe realizou uma reunião, iniciada a partir das 14h, com a presença maciça da comunidade e representantes dos órgãos envolvidos no processo de Atividade Sísmica no entorno da barragem do Castanhão e Sismicidade Induzida por Reservatórios (SRI).

A monitorização da referida atividade sísmica é acompanhada de perto pelas seguintes instituições: DNOCS, UFRN, Coordenadorias Estadual e Municipal de Defesa Civil.