Realizada a I Conferência Estadual de Defesa Civil

7 de março de 2010 - 16:08 # # # #

A Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil teve o seu início com o credenciamento, às 08h, no dia 05 de março de 2010, no Hotel Praia Centro, nº 740, na Av. Monsenhor Tabosa – Fortaleza/Ceará.

Às 09h foi servido um coffee break para as 700 pessoas presentes. Em seguida, com a chegada do Vice-Governador do Estado do Ceará, iniciou-se o evento. A cerimônia de abertura aconteceu às 10h10min com o Hino Nacional tocado pela banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará no auditório Ruby.

Compuseram a mesa de abertura: o professor Pinheiro (vice-governador do Estado), o Coronel Vasconcelos (Comandante Geral do Corpo de Bombeiros), o Dr. Roberto das Chagas Monteiro (Secretário de Segurança Pública e Defesa Social), a Drª Verena (Psicóloga da Secretaria Nacional de Defesa Civil, representando a secretária nacional de defesa civil), o Deputado Nelson Martins ( líder do Governo na Assembléia Legislativa), a Sra. Lucivane (prefeita do município de Pacujá, representando todos os prefeitos do Estado do Ceará), o Tenente Coronel Edglê (Exército Brasileiro) e a Tenente Socorro (Aeronáutica).

Na sequência, o Tenente Coronel Francisco William Lopes Rodrigues, coordenador-executivo da CEDEC, proferiu uma palestra de 25 minutos acerca das conferências municipais e das atividades da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC.

Houve uma pausa para almoço e no período da tarde, o Capitão QOBM José Edir Paixão de Sousa, em uma nova composição de mesa,  deu início aos trabalhos juntamente com os membros da Comissão Organizadora Estadual – COE: Professora Ana Cláudia – CCDS, Luciana Canito – Prévia Forense, Renata Moreira – Federação dos Bairros e Favelas, Glória – Movimento Cáritas, Joana D’arc – Central Única dos Trabalhadores e Darlan – Cruz Vermelha.

O Regimento da Conferência foi aprovado com poucas alterações, que foram votadas pela plenária. Em seguida houve a divisão da plenária em 04 grupos de trabalho para debate e criação de até duas novas propostas por sala a serem adicionadas ao caderno de diretrizes inicial, que foi sistematizado das propostas enviadas nos relatórios municipais.

Após o término das atividades nos Grupos de Trabalho (GT’s) houve novo intervalo para coffee break e em seguida um momento interativo para debate de propostas e apresentação dos candidatos a representarem o Ceará na Etapa Nacional da Conferência.

Novamente a plenária foi reunida e a sistemática da votação, que já havia sido explanada nos GT’s, foi novamente elucidada pelo CAP Edir, condutor dos trabalhos da mesa. A votação iniciou-se por volta das 18h e após todos os delegados municipais terem votado (convidados e observadores não tiveram direito a voto), a plenária foi desfeita.

Houve o jantar e, na sequência, a apuração foi realizada com a presença de fiscalizadores dos três segmentos: Defesa Civil, Sociedade Civil e Trabalhadores do Governo, sendo encerrada às 03h20min da madrugada do dia 06 em virtude de ter sido recontada duas vezes por solicitação dos fiscalizadores, a fim de evitar-se qualquer erro de contagem.

No segundo dia, as atividades se iniciaram com um coffee break, logo em seguida houve a plenária final com a divulgação dos 39 representantes eleitos para a Etapa Nacional e das 30 propostas mais bem votadas que foram encaminhadas à Secretaria Nacional de Defesa Civil. Houve um show de humor do humorista Oscar Brito (Cabo do Corpo de Bombeiros) e, na sequencia, uma seção de agradecimentos dos presentes dos vários segmentos.

A plenária foi encerrada e os candidatos eleitos ficaram no auditório para receberam as instruções acerca do preenchimento das fichas cadastrais e demais orientações pertinentes. O encerramento foi feito com um almoço, por volta das 12h, no próprio hotel Praia Centro.

Acesse os arquivos da Conferência clicando nos itens abaixo:

Apresentação do TC William

Video das enchentes 2009 no Ceará

Regimento da Conferência Estadual

Propostas eleitas para a Conferência Nacional

Resultado da eleição dos delegados