Aberta a I Conferência Nacional de Defesa Civil

23 de março de 2010 - 22:46 # # # # #

Foi aberta a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, em Brasília, nesta terça-feira (23/03). A Conferência acontece até quinta-feira (25/03), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Os principais objetivos são os de avaliar a situação da Defesa Civil hoje, traçar diretrizes de atuação e fortalecer a participação social. Convocada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, servirá para estabelecer legitimidade das propostas discutidas nas etapas municipais e estaduais, realizadas de novembro de 2009 a março de 2010.

Durante três dias, os 39 delegados eleitos na Conferência Estadual de Defesa Civil do Ceará e mais de 1.500 delegados de todo o país discutirão, entre outros temas, a adequação da estrutura administrativa do sistema para que se consiga dar conta dos processos de mudanças climáticas, do crescimento da população e dos problemas das grandes cidades. Outro destaque será a mudança de paradigma quanto à assistência humanitária no Brasil, para que seja integral e não só pós-desastre.

Delegação do Ceará – Estão participando da Conferência: o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel João Vasconcelos Sousa; os coordenadores da conferência estadual de Defesa Civil do Ceará, capitão Edir Paixão e tenente Alan Lúcio; o gerente de minimização de desastres da Defesa Civil do Ceará, capitão Eduardo Gonçalves; os 39 delegados eleitos na conferência estadual, sendo 20 representantes da sociedade civil, 12 representantes do poder público e 7 trabalhadores de defesa civil e mais 58 coordenadores municipais de Defesa Civil.

Programação – Nesta quarta-feira (24/03), haverá painéis com os temas: Desafios para a efetivação da defesa civil no século XXI: Estado, Sociedade, Clima, Desigualdade e Desenvolvimento; Políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da Assistência Humanitária; Mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil. Já na quinta-feira (25/03) acontece a Plenária Final, com votações das diretrizes, moções e da Carta Nacional de Defesa Civil.