Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue

26 de janeiro de 2011 - 11:53 # # # # # # # # # # #

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará participou da primeira reunião deste ano do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue.  

Presidido pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA), o Comitê é formado por 20 instituições governamentais e não governamentais. Na pauta da reunião, o plano de contingência da dengue (o qual inclui ações de reforço na prevenção), a ampliação na estrutura de assistência aos pacientes e projetos intersetoriais de mobilização social.  

Todas as ações discutidas na reunião têm caráter preventivo, uma vez que o Estado do Ceará é um dos 16 (dezesseis) Estados com “Risco Alto” de epidemia de Dengue, conforme indicadores do Ministério da Saúde.  

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, neste ano de 201 foram confirmados 105 casos de dengue em sete municípios. Na capital, a maioria dos casos: 62. Em seguida vem  Itapipoca, com 34 casos. Em terceiro lugar, está Quixadá, com 4 casos. Na sequência, cada um com 1 caso confirmado de dengue, aparecem Horizonte, Baturité, Guaramiranga, Tianguá e Brejo Santo. Por isso, faz-se necessário a participação da população no combate a este inimigo comum a todos.