Encontro “gestores municipais e a defesa civil”

28 de janeiro de 2011 - 01:23 # # # #

Na manhã desta quinta-feira (27) reuniram-se no auditório do BNB Passaré gestores municipais da Associação dos Prefeitos do Ceará (APRECE), coordenadores municipais de Defesa Civil e integrantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará para tratar do plano de prevenção e preparação para a quadra chuvosa do Estado.

Na oportunidade, a representante do Ministério Público Estadual (MPE), Sra. Sheila Pitombeira, falou da possibilidade de criação de uma comissão multidisciplinar de membros do MPE para acompanhar os trabalhos de estruturação das coordenadorias de Defesa Civil, bem como da ocupação irregular de áreas de risco no Ceará.

O professor Geraldo, da Fundação Cearense de Meteorologia, trouxe ao conhecimento dos presentes a instalação de dois novos radares no Estado, um em Fortaleza e outro em Quixeramobim, que logo possibilitarão a emissão de alertas mais precisos de chuva forte localizada. Também foi apresentada a previsão para a quadra chuvosa, na qual a maior probabilidade é de chuvas na média histórica ou acima dessa média.

Apresentando o plano de contingência para a quadra chuvosa de 2011, o tenente coronel Leandro Silva Nogueira, secretário executivo da CEDEC, relembrou as enchentes do ano de 2009 e todo o trabalho de resposta e reconstrução realizado, atentando para a necessidade de investimento nas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil com o mínimo necessário para o desenvolvimento de ações preventivas. Falou ainda dos canais de comunicação da CEDEC, que agora também está repassando alertas preventivos de chuvas fortes através do seu site (www.defesacivil.ce.gov.br) e da rede social Twitter (www.twitter.com/DefesaCivil_CE), que possibilita aos usuários o recebimento das mensagens em seus aparelhos celulares.

Encerrando o encontro, a presidente da APRECE, prefeita Eliene Brasileiro, salientou a importância do encontro a participação de todos para a efetivação de um plano de emergência em caso de desastres no Estado.