Palestra sobre sismologia no Distrito de Parazinho/Granja

18 de fevereiro de 2011 - 18:03 # # # # #

Devido aos tremores de terra ocorridos no fim do mês de janeiro no município de Granja, tendo sido registrada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN a magnitude da ordem de 2,6 – correspondente ao maior evento registrado por ocasião dessa atividade sísmica, o técnico da CEDEC, Brandão Melo, gerente do núcleo de sismologia, esteve no Distrito de Parazinho no dia 10 de fevereiro de 2011 para uma palestra à comunidade. O evento foi organizado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Granja, na pessoa do Sr. Francisco das Chagas Araújo (Neném).

O objetivo da palestra foi esclarecer a origem dos tremores de terra e falar da história da sismologia como um todo. A platéia de 60 pessoas, composta por professores, alunos e moradores da comunidade de Parazinho teve a oportunidade de tirar suas dúvidas e emitir opiniões diversas, despertando para o debate no qual receberam informações no que diz respeito à segurança e como agir sob o efeito de um abalo sísmico. Foram distribuídas cartilhas nas quais há indicações de como a pessoa procede nesses casos.

A recomendação à população é que sempre que houver registros dessa natureza comunicar imediatamente à Defesa Civil, tanto municipal como estadual.