Representantes de Defesa Civil se reúnem com Ministro da Integração e Secretário Nacional

14 de abril de 2011 - 17:58 # # #

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (11/04), no auditório do Ministério da Integração Nacional (MI), em Brasília, reunião com representantes de diversos órgãos de Defesa Civil de todo o país. O evento teve o intuito de realizar um primeiro contato da nova gestão da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) com os órgãos em nível estadual e municipal.

A abertura foi realizada pelo Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que deu as boas vindas aos presentes e assistiu à apresentação individual de cada um dos participantes. Em seguida solicitou uma maior integração entre os órgãos em todos os Estados para o fortalecimento da Defesa Civil no país. Também ressaltou a importância de investimentos para estruturar a prevenção contra os desastres.

O atual Secretário Nacional de Defesa Civil, Coronel Humberto Viana, ex-Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco, proferiu suas palavras ressaltando que a SEDEC necessita trabalhar em harmonia com todos os demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC). Também apresentou algumas diretrizes para a gestão que ora se inicia. Ressaltou que precisa: “…ser ajudado para ajudar…”, reforçando as palavras do Ministro, sobre a integração dos órgãos em todo o Brasil e junto à SEDEC. Citou que, na atualidade, há uma deficiência no investimento em prevenção por falta de projetos ou por falhas em alguns dos existentes. E apresentou o projeto de descentralizar as ações da SEDEC através da criação de cinco Regionais de Defesa Civil para cada Região do país.

Em seguida, foi facultada a palavra aos presentes que apresentaram comentários e sugestões, bem como ofereceram ajuda e apoio para o fortalecimento do SINDEC. Representando o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participou do evento o Coronel Marcos Antônio Moreira dos Santos, Comandante Geral Adjunto da corporação que apresentou algumas sugestões, dentre elas a criação de uma Academia Nacional de Defesa Civil, com a finalidade de uma padronização nos conhecimento a serem difundidos em todos os órgãos de Defesa Civil.

Fonte: Assessoria do Comando Geral do CBMCE