Núcleo de Hidrologia e Semiárido trabalha para a prevenção de rompimento de açudes

10 de maio de 2011 - 14:39 # # # #

Com o objetivo de reduzir desastres e promover a segurança das famílias residentes em áreas no entorno e a jusante dos reservatórios hídricos do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar – CBM, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC / Núcleo de Hidrologia e Semi Árido, vem avaliando e monitorando, em parceria com os Órgãos do setor e as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil – COMDEC’s, as condições estruturais dos reservatórios, conforme a Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB.

Somente em 2011, foram vistoriados 13 reservatórios em 10 municípios, medida preventiva que tem como resultado a promoção da segurança para 20.184 pessoas.

Os principais problemas encontrados são ameaça de rompimento, erosão regressiva, canalizações e insegurança dos meios de transporte fluviais. Depois do contingenciamento dos problemas, são adotadas medidas emergenciais como montagem de muros de contenção com sacos de ráfia, orientação e articulação para obras de manutenção e reparação, além de orientação às famílias sobre os procedimentos a serem tomados em caso de aumento no volume das águas.

Como resultado da ação, já foram evitados danos à infraestrutura dos reservatórios, de estradas, edificações e empreendimentos das comunidades circunvizinhas.

A CEDEC agradece aos parceiros nesse trabalho: Coordenadorias Municipais de Defesa Civil – COMDEC’s, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME, Departamento Nacional de Obras contra as Secas – DNOCS, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, Capitania dos Portos no Estado do Ceará e as comunidades.