40 anos: Defesa Civil comemora aniversário

1 de setembro de 2011 - 00:28 # # # #

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realiza nesta sexta (02/09) solenidade em alusão aos 40 anos da Defesa Civil no Ceará.

Na oportunidade, serão homenageadas as personalidades que têm contribuído para o sucesso do trabalho da Defesa Civil.

A solenidade será realizada às 8h30 no ginásio poliesportivo do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Rua Oto de Alencar, 215 – Jacarecanga – Fortaleza/CE).

Breve histórico

A Defesa Civil foi instituída no Ceará através do Decreto nº 9.537, de 31 de agosto de 1971, que criou o Grupo Especial de Socorro às Vitimas de Calamidade Pública – GESCAP, cujo objetivo era “centralizar e coordenar as providências de socorro, em caso de calamidade pública oficialmente declarada no território do Estado”.

Em 16 de dezembro de 1982, a Lei nº 10.766 alterou a denominação do GESCAP para o atual: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará – CEDEC, que passou a integrar a estrutura do CBMCE em 07 de fevereiro de 2007.

Dentre as atividades desenvolvidas pela atual gestão da CEDEC, destacam-se a realização de cursos e eventos de capacitação dos profissionais de defesa civil do Estado; promoção e participação em reuniões de comitês e grupos de trabalho relacionados à proteção civil; divulgação de alertas meteorológicos preventivos; organização de ações cívico-sociais em comunidades de áreas de risco; aquisição e arrecadação de mantimentos para assistência humanitária aos atingidos por desastres; homologação de decretos de situação de emergência; monitoramento sismológico e dos reservatórios hídricos; inspeções em edificações em risco e reconstrução de cenários de desastres.