Agentes de proteção e defesa civil da CEDEC fazem intercâmbio com a Defesa Civil peruana

21 de abril de 2012 - 00:59 # # # # #

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, mantendo o foco nas ações preventivas que vem desenvolvendo, enviou no dia 12 do mês corrente à cidade de Lima, no Peru, quatro agentes de proteção e defesa civil: Subtenente BM Pedro Catanho, Cabo BM Paiva, Subtenente BM Isaac  e Soldado BM Flaverton.

O objetivo dos agentes é conhecer a estrutura do Instituto Nacional de Defesa Civil (INDECI), órgão coordenador do Sistema Nacional de Gestão de Desastres (SINAGERD) do Peru, especialmente quanto ao processo utilizado pelo órgão para a inclusão da disciplina de Defesa Civil nas escolas. No Peru, esse processo está em fase de preparação dos professores para que os conteúdos sejam ministrados nos estabelecimentos de ensino de todo o País. Já existem 13 mil professores capacitados e a meta é atingir, em curto prazo, 100% dos docentes.

Desde o início do ano letivo de 2012, agentes da CEDEC-CE têm ministrado aulas de defesa civil aos alunos do 8º e 9º anos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Raquel de Queiroz. A disciplina integra a grade curricular do colégio. Para a Dra. Martha Giraldo, diretora nacional de capacitação do INDECI, esse é um passo muito importante para a defesa civil no Ceará. A diretora informou que este é o próximo alvo a ser atingido no Peru, já que o Ministério da Educação do País está reformulando a grade curricular nacional.

Ainda no INDECI, os agentes conheceram como funciona o Comitê de Operações em Emergências, centro responsável por todas as atividades de resposta aos desastres no Peru.

A viagem encerrar-se-á domingo (22/04) com uma visita ao polígono de treinamento do Corpo General de Bombeiros Voluntários do Peru, localizado no Distrito de Santa Rosa, em Lima, que dentre outras atividades é responsável pela formação de bombeiros voluntários, bem como a capacitação de diversos profissionais através do Curso de Busca e Resgate em estruturas Colapsadas (BREC).