Fortaleza sedia 4ª Reunião do Conselho de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil

26 de abril de 2013 - 15:20 # # #

Foi realizada no Hotel Praiano, em Fortaleza, nos dias 25 e 26 de abril, a 4ª Reunião do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC). Estiveram presentes na abertura do evento, o secretário adjunto da segurança pública, coronel João Vasconcelos Sousa, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Joaquim dos Santos Neto, além dos coordenadores dos órgãos estaduais de proteção e defesa civil de 17 unidades da federação.

Durante o evento, foram discutidos temas estratégicos para a defesa civil brasileira a partir de experiências locais, como a organização da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e do Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Ceará, e nacionais, como a política institucional do Governo Federal e a análise da estrutura do sistema de prevenção de desastres brasileiro, esta última apresentada pelo Sr. Chiaki Kobayashi, da Agência de Cooperação Internacional Japonesa – JICA.

Também participou do evento, o secretário nacional de defesa civil, Humberto Viana. “Nesse contexto, se alinham diversas pautas de interesse da União, dos estados e dos municípios. Não dá pra fazer defesa civil num país do tamanho do Brasil sem trabalhar integradamente com os gestores estaduais e municipais”, reforça o secretário.