Resposta a estiagem: Defesa Civil conclui a recuperação de 176 poços no interior do Estado

9 de maio de 2013 - 15:12 # # # # # # # # #

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará entrega, a partir do dia 16 de maio, 176 poços recuperados e instalados chafarizes e/ou dessalinizadores para atender as comunidades afetadas pela estiagem no interior do Estado. Os equipamentos irão garantir água para consumo humano ou para animais nos 6 municípios beneficiados nesta primeira etapa. Antes da recuperação desses poços, era necessário que o morador buscasse água em localidades distantes.

O investimento para a execução das ações de recuperação foi de R$ 5 milhões oriundos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. A CEDEC prevê a recuperação de outros 761 poços nas fases seguintes do projeto.

Os municípios beneficiados com os primeiros 176 poços são: Canindé (52 poços, sendo 15 com dessalinizador e 37 com chafariz), Hidrolândia (oito poços, sendo dois com dessalinizador e seis com chafariz), Ibaretama (sete poços, sendo dois com dessalinizador e 5 com chafariz), Salitre (31 poços, sendo cinco com dessalinizador e 26 com chafariz), Santa Quitéria (22 poços, sendo 2 com dessalinizador e 20 com chafariz) e Tauá (55 poços com chafariz).