Defesa Civil Estadual comemora 42 anos de prevenção e resposta aos desastres

10 de setembro de 2013 - 12:42 # # # #

Para comemorar os 42 anos de atuação da Defesa Civil Estadual no Ceará, a qual desde 2007 é uma Coordenadoria da estrutura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), foi realizada uma solenidade na última sexta-feira (06/09), no salão nobre do CBMCE com a presença de autoridades e de parceiros da Instituição.

Como reconhecimento do irrestrito apoio dos comandantes do CBMCE à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), foram entregues pelo atual coordenador da CEDEC, tenente-coronel Ricardo Rodrigues Catanho de Sena, e pelo coronel Sílvio Gilberto Tavares Araújo, placas de homenagem aos atuais comandantes geral e adjunto da Corporação, coronéis Joaquim dos Santos Neto e Heraldo Maia Pacheco, respectivamente.

No evento, foram agraciados com a Medalha da Defesa Civil os senhores Luís Antonio Rabelo Cunha e Antonio Colaço Martins Filho, parceiros institucionais e prestadores de notáveis serviços à causa da Defesa Civil no Ceará. Também foram condecorados com barretas e medalhas os militares e servidores civis que diuturnamente trabalham para o progresso e fortalecimento da Corporação Bombeiro Militar por meio da CEDEC.

Dentre as atividades desenvolvidas pela atual gestão da CEDEC, destacam-se a realização de cursos e eventos de capacitação dos profissionais de defesa civil do estado; promoção e participação em reuniões de comitês e grupos de trabalho relacionados à proteção civil; divulgação de alertas meteorológicos preventivos; organização de ações cívico-sociais em comunidades de áreas de risco; aquisição e arrecadação de mantimentos para assistência humanitária aos atingidos por desastres, homologação de decretos de situação de emergência, assistência às vítimas da estiagem através da operação carro pipa e da recuperação de poços, proporcionando água a mais de 25.000 famílias – dentre outras ações, monitoramento sismológico e dos reservatórios hídricos e inspeções em edificações em risco.

A CEDEC agradece a todos os parceiros que têm contribuído para a segurança global da população cearense em circunstâncias de desastres.