Aberto o I Fórum Internacional sobre Evidências Sísmicas no Ceará – I FIESCE

11 de dezembro de 2014 - 19:37 # # #

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (10/12) no salão Pedro Lazar do Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza/CE, foi iniciado o “I Fórum Internacional sobre Evidências Sísmicas no Ceará – I FIESCE”, evento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

Estiveram presentes na solenidade o Comandante Geral Adjunto do CBMCE, Coronel Heraldo Maia Pacheco, e representantes da SUDENE, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e da CEDEC.

Com o tema “Terremotos no Brasil e no mundo: o conhecido e o imprevisto”, o doutor em Geofísica professor da Universidade de São Paulo, Marcelo de Sousa Assumpção, proferiu a Palestra Magna do I FIESCE, a qual foi agradecida por meio de um Certificado entregue pelo Coronel Heraldo.

O I FIESCE acontece em evocação do maior tremor de terra do Nordeste do Brasil, o “Terremoto de Pacajus”, ocorrido no Estado do Ceará no ano de 1980, danificando cerca de 500 casas. O objetivo do evento é a integração do conhecimento técnico-científico de profissionais renomados e estudiosos de sismologia com as experiências dos profissionais de proteção e defesa civil para a difusão dos procedimentos de segurança adequados às situações emergenciais decorrentes de abalos sísmicos.

O evento seguirá até o dia 13 de dezembro de 2014, quando os participantes viajarão à cidade de Alto Santo para visitar as instalações do Complexo Castanhão, bem como receber informações sobre a sismicidade induzida pelo acúmulo d’água do açude, o maior do Ceará.

Participam do evento mais de 100 participantes de órgãos de proteção e defesa civil do Ceará, professores e estudantes das universidades estadual e federal do Ceará e palestrantes nacionais (das universidades de Brasília e de São Paulo e federal do Ceará e do Rio Grande do Norte) e internacionais (da Universidade da Costa Rica e da Proteção Civil de Portugal).

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site www.fiesce.com.br ou solicitadas nos telefones (85) 3101-4600 / 3101-2126 / 8899-1137.