Defesa Civil e o cadastramento de números de celular para recerer alertas via SMS, gratuitamente.

25 de janeiro de 2021 - 14:35

Cadastre-se para receber alertas emitidos pela Defesa Civil Estadual. Até o momento, o estado conta com cerca de 120 mil cadastros, o que correspondem a apenas 1,36% da população.

Para realizar o cadastro, basta enviar um SMS contendo o CEP de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito e é permitido cadastrar mais de um CEP; basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse. O serviço poderá ser cancelado a qualquer momento; basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

No Ceará, o envio dos alertas tem sido realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) desde 2018. Os alertas são destinados a áreas específicas e têm o objetivo de orientar as pessoas quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Por exemplo, diante da previsão de uma chuva intensa, a população de um município ou região pode receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas inundadas. Em emergências, ligue 193”.

O serviço passou a ser utilizado, também, no segundo semestre, para alertar a população sobre os riscos de incêndios florestais.

O funcionamento do sistema é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel.