Equipe da CEDEC CE visita COMDEC de Poranga

7 de abril de 2021 - 09:42

Uma equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, no último dia 07 de abril, uma visita técnica ao município de Poranga, localizado na região do Sertão dos Crateús.

A equipe da CEDEC, composta pelo Capitão Freitas Filho, Subtenente Claidstone, e os funcionários civis Dalva e Magela , visitou a cidade para uma ação de conscientização e sensibilização das autoridades municipais sobre a (re)estruturação e fortalecimento da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

Os agentes da CEDEC foram recepcionados pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil de Poranga, Jaeger Pinho e sua equipe de brigadistas voluntários. Segundo Jaeger, a visita teve o “objetivo de fazer com que a Defesa Civil de Poranga se reestruture e possa fazer um trabalho de excelência em nosso município”.

No âmbito da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), conforme a lei 12.608 de 2012, é atribuição da COMDEC, dentre outras:

Coordenar as ações do SINPDEC no âmbito local, em articulação com a União e os Estados;

Incorporar as ações de proteção e defesa civil no planejamento municipal;

Identificar e mapear as áreas de risco de desastres;

Declarar situação de emergência e estado de calamidade pública;

Manter a população informada sobre áreas de risco e ocorrência de eventos extremos;

Promover a coleta, a distribuição e o controle de suprimentos em situações de desastre;

Manter a União e o Estado informados sobre a ocorrência de desastres e as atividades de proteção civil no Município;

Defesa Civil somos todos nós!