COMPDEC Maracanaú e CEDEC/CBMCE articulam ensino de defesa civil em escolas municipais de Maracanaú

10 de setembro de 2021 - 15:18

Na manhã da ultima sexta-feira, 10/09/2021, estiveram reunidos, para tratar a implementação da componente curricular de defesa civil em escolas da rede municipal de ensino em Maracanaú, os servidores:

Cel RR EB Castelo Branco, Secretário Municipal de Segurança Urbana; Hermano Linhares, Secretário Executivo da COMPDEC; Mônica Torres Saraiva, representante da Secretaria Municipal de Educação; Bem como os representantes da CEDEC/CBMCE, 1ºTEN Teixeira e 2ºTEN Pedro Catanho do Núcleo de Preparação para Desastres, Maria Ioneide Araújo da Análise de Cenários de Risco e 1ºTEN Bruna do Núcleo de Ação Social.

A abordagem de defesa civil no âmbito da educação fundamental é uma forma eficiente de fortalecer a cultura de percepção de riscos de desastres, importante para a formação dos jovens cidadão. Os desastres atingem cada vez mais um número maior de pessoas e são observados, a cada dia, com maior magnitude e complexidade. Abordar a temática dos desastres na escola, durante a formação fundamental, contribui para diminuir a vulnerabilidade social de jovens alunos e seus familiares, que vivem em áreas suscetíveis a incidência de desastres.

Durante a reunião, os representantes do município de Maracanaú apresentaram o nome da escola onde seria primeiramente implementado essa componente curricular. Os representantes da CEDEC/CBMCE relataram a exitosa prática de ensino de defesa civil no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, aspectos legais para incluir a componente no currículo escolar e a necessidade de formação de multiplicadores do assunto nas escolas municipais.