Visita à Casa dos Migrantes marca a retomada das atividades do Núcleo de Ação Comunitária-NACOM da CEDEC/CBMCE

10 de setembro de 2021 - 00:05

Criado em 2008, pelo então Comandante Geral, Coronel QOBM João Vasconcelos Sousa, o Núcleo de Ação Comunitária – NACOM teve suas primeiras atividades desenvolvidas pelos, à epoca, tenentes Aluízio e Priscilla, soldadas Joelma e Sheyla e a Funcionária Civil Lindalva dos Santos.

O NACOM tem como suas atribuições: promover a implantação de Núcleos Comunitários de Proteção e de Defesa Civil (NUDEC) a partir dos órgãos municipais de proteção e defesa civil; mobilizar entidades parceiras para realização de eventos de cunho social em áreas de risco; promover parcerias entre entidades de ensino e associações comunitárias; planejar, coordenar e executar campanhas de arrecadação de donativos para vítimas de desastres; acompanhar a assistência às comunidades afetadas por desastres em conjunto com o setor de Resposta aos Desastres.

Cumprindo o que prevê a Norma Geral de Ação do setor foi que o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, visitou na tarde da última quinta-feira (9), a Casa Maria Mãe dos Migrantes na Providência de Deus.

A Casa dos Migrantes é um local especializado na acolhida aos migrantes e o projeto faz parte do Programa Estadual de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, além do Comitê Estadual de Atenção ao Migrante. Seu objetivo é promover o acesso a direitos e à inclusão social, cultural e econômica, oferecendo atendimento especializado a migrantes e refugiados como assistência jurídica, apoio psicológico, social e a intermediação para trabalho e oficinas de qualificação profissional. Atualmente, a nacionalidade de todos os acolhidos é venezuelana.

Os militares, 1º Tenente Bruna e ST Farias, acompanhados da responsável pelo Núcleo de Análise de Cenários da CEDEC, Maria Ioneide, foram recebidos pela Sra. Mirella Torres de Morais, coordenadora da casa, pela Irmã Idalina Pellegrini, coordenadora da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza e pela Sra. Gilvanda Soares Torres, que trabalha de forma voluntária para a entidade há cerca de uma década. A visita teve o intuito de viabilizar ajuda humanitária aos atendidos pela casa, bem como potencializar a integração entre os diversos órgãos que atuam na pasta.