Reunião do Conselho Nacional dos Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC)

18 de novembro de 2021 - 16:00

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC), esteve, nos dias 17 e 18 de novembro, na reunião presencial do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC) em Brasília.

A reunião foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e contou com a participação de representantes de todos os vinte e seis estados e do Distrito Federal, e do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas.

Durante o evento diversas palestras destacaram o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), aspectos importantes do Marco de Sendai para Redução de Risco de Desastres, alterações no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), transferência de recursos para ações de resposta e reconstrução de cenários. Além disso houve espaço para que os representantes estaduais apresentassem dúvidas ou questionamentos, bem como compartilhassem exemplos de boas práticas em proteção e defesa civil.

A reunião do CONGEPDEC, conselho que atua como porta-voz dos pleitos dos estados e elo de ligação entre a Defesa Civil Nacional e as Defesas Civis Estaduais, foi importante para o planejamento de ações de proteção e defesa civil em todo o país e o estabelecimento de metas para o ano de 2022.

O Estado do Ceará, foi representado pelo, Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente-Coronel Albert.