CEDEC/CE presta apoio à COMDEC de Tianguá

9 de dezembro de 2021 - 12:00

Na última quarta-feira, dia 08 de dezembro de 2021, uma equipe de agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará, composta pelo 1º TEN Gilvan, ST J. Paulo e ST Carvalho, foi acionada para deslocar-se até o município de Tianguá, localizado na região da Serra da Ibiapaba.

A equipe da CEDEC foi requisitada para auxiliar o órgão de defesa civil local na avaliação de danos e prejuízos decorrentes das fortes chuvas registradas dia 06 de dezembro, a maior desde 1972, segundo a FUNCEME.

Os agentes da CEDEC também avaliam a necessidade de decretação de Situação de Emergência por consequência das chuvas intensas, para que seja estabelecido a situação jurídica especial para recebimento do apoio federal nas ações de resposta e reconstrução.

Acesse aqui o folder da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com as orientações sobre reconhecimento e ações de resposta e reconstrução.

O evento adverso de chuvas intensas é categorizado como desastre pela Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), do grupo dos desastres naturais meteorológicos, é caracterizado pelo alto volume de chuva capaz de provocar inundações, enxurradas e alagamentos, podendo gerar grande impacto social em decorrência de danos humanos e prejuízos financeiros.

Acesse aqui a cartilha da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com as orientações de como agir antes, durante e depois das chuvas intensas.