CEDEC orienta sobre cuidados para periodo de chuvas intensas

29 de dezembro de 2021 - 12:00

tem permanecida atenta ao monitoramento e previsões meteorológicas para as chuvas que marcam o período conhecido como “pré-estação chuvosa”, que compreende os meses de dezembro e janeiro. Segundo informações da FUNCEME, as precipitações nesse período costumam ser decorrentes da influência de frentes frias que alcançam o Estado da Bahia e provocam formação de áreas de instabilidade e nuvens de chuva, principalmente, no sul do Ceará.

Acumulados de chuvas expressivos já foram registrados no estado do Ceará neste mês de dezembro. No último dia 06, foi registrado no município de Tianguá a maior chuva desde 1972. Conforme a FUNCEME, pelo menos 155 municípios do Ceará registraram chuva no intervalo entre as 7h deste domingo (26) e as 7h desta segunda-feira (27), sendo o maior registro feito em Cedro, município da região Centro Sul do Ceará.

Assim, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) ressalta que o evento de chuvas intensas, quando gera grande impacto social em decorrência de danos humanos e prejuízos financeiros, é categorizado como desastre pela Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), no grupo dos desastres naturais meteorológicos, e é caracterizado pelo alto volume de chuva capaz de provocar inundações, enxurradas e alagamentos.

Para tanto, a CEDEC repassa orientações de como agir antes, durante e depois das chuvas:

1. Medidas preventivas:
Procure a Prefeitura para saber se sua casa está em área de risco;
Antes da época de chuvas, mantenha calhas e ralos da sua casa limpos;
Não jogue lixo nas ruas. Eles são facilmente levados a bueiros e podem causar entupimento;
Solicite a poda ou corte de árvores, sempre que perceber uma situação de risco de queda.

2. Como agir antes:
Se houver risco de inundações ou enxurradas na região onde você mora, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido e de fácil acesso em caso de evacuação;
Coloque seus móveis e utensílios em locais altos;
Desligue os aparelhos elétricos, o quadro geral de energia e feche o registro de entrada de água;
Fique atento ao nível da subida das águas, mesmo à noite;
Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Não use velas ou lamparinas devido ao risco de incêndio;

Se houver risco de deslizamentos na região onde você mora, fique atento a qualquer sinal de rachaduras no terreno ou nas paredes.

3. Como agir durante:
Feche bem as portas e janelas;
Se houver vendaval, granizo ou descargas elétricas, fique atento às recomendações para estes tipos de ameaças;
Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, próximas a você;
Evite contato com a água de alagamentos, pois podem estar contaminadas e provocar doenças;
Nunca atravesse ruas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo;
Se estiver em um veículo, procure um local alto e espere o nível da água baixar;
Não pare o carro perto de árvores ou postes porque eles podem cair ou atrair raios;
Se houver qualquer sinal de movimentação no terreno, procure um local seguro.

4. Como agir depois:

Se a chuva alagar sua casa, lave e desinfete o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas;
Raspe toda a lama e retire o lixo do chão, das paredes, dos móveis e dos utensílios;
Evite o contato com água e lama. Para isso, use luvas e botas ou sacos plásticos duplos nas mãos e pés;
Não use água de fontes naturais e poços depois do alagamento, pois podem estar contaminados;
Volte para casa durante a luz do dia.

Além do acompanhamento diário das previsões meteorológicas e prognósticos, catalogamos e disponibilizamos para consulta dos usuários da internet todos os alertas e avisos meteorológicos emitidos por órgãos competentes.

Click aqui para consultar a lista de alertas e avisos.

A CEDEC também emite alertas de desastres naturais via mensagens de texto (SMS). Para se cadastrar, basta enviar um SMS para 40199 com o CEP de interesse. É permitido cadastrar mais de um CEP. Basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse. O serviço é gratuito e poderá ser cancelado a qualquer momento. Basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

Os alertas via SMS têm o objetivo de orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante de situações de risco de desastres. Por exemplo, em um dia de chuva intensa, a população de um município ou região poderá receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta de risco de chuva intensa para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas alagadas. Em situações de emergência, ligue 193”.